Quando Jesus Cristo ensinou uma multidão a orar,durante o sermão do monte,chamou a atenção para o perdão. No capítulo 6 do evangelho de Mateus,entre todos os pontos destacados pelo Mestre na oração dominical o único a ser retornado nos dois versículos seguintes 14 e 15 , é justamente a necessidade de perdoar.

Em outra ocasião, pra que perdoasse um irmão pecador até setenta vezes sete Mateus 18:22. para alguns teólogos por ser o 7 na bíblia um número que simboliza a perfeição, isto significaria que não há limite para o perdão . Talvez já naquela época Jesus precisasse falar tanto do assunto por perdoar ser um verbo muito comentado mas pouco vivido.

De fato,quando o assunto é perdão o ser humano-cristão ou não – deixa a desejar. A necessidade do perdão é tão visível em nossos dias que a ciência está tradando de propaga-lo, além de garantir o perdão de Deus e ser uma ordem divína, a medicina garante: perdoar libera do corpo substancias maléficas. Isto porque é provado cientificamente que algumas substâncias produzidas pelo organismo se originam nos pensamentos. Sendo assim, quanto mais termos afetuosos eles forem, mais bem-estar e saúde.

Um estudo apresentado no encontro da Sociedade de medicina comportamental, em Tennessee, EUA, demonstra que perdoar ajuda a baixar a pressão sangüínea, reduz o estresse e a ansiedade. O perdão segundo psicólogos que participaram do encontro, é uma estratégia de proteção que leva a pessoa a destruir sentimentos ruins, associados a fatos que provocaram a raiva.

A medicina não recomenda viver amargurado. Nem Jesus. Então, perdoe e seja feliz!

 

AQUELE QUE NÃO PODE PERDOAR, DESTRÓI A PONTE SOBRE A QUAL ELE MESMO DEVE PASSAR. (George Herbert)

 

Marcos tadeu

Pastor Sênio do ministério Jardim palmares